Como estruturar a redação

E-mail de Suellen Guedes, residente em João Pessoa:

 

“Professor, farei um concurso da Funai este mês e tenho dúvida sobre como estruturar minha redação ‘com base em uma situação-problema, formulada pela banca examinadora, num texto que dê solução ao problema apresentado, relacionado aos conhecimentos específicos estabelecidos no programa (…)’. Elaborarei um estudo de caso? Como elaborar? É a mesma coisa que um texto dissertativo? Coloca-se título?
Assina? Por favor, professor, ajude-me. Muito obrigada.”

 

Cara Suellen, os temas de redação em concursos são bastante objetivos e concretos. A banca os elabora não apenas para avaliar o conhecimento do candidato na área específica do concurso, como também para ter parâmetros que permitam um julgamento justo. É fundamental, então, se ater ao que a banca pede e pensar bem antes de escrever. Desvios do foco temático e “enchimento de linguiça” recebem penalização severa, que pode chegar ao zero.

 

A proposta do edital é clara: você deverá dar solução a um problema apresentado. Como só se escreve bem sobre o que se conhece, procure estudar a fundo as matérias que constam do programa e relacioná-las com eventos do cotidiano. O noticiário tem mostrado diversas questões relacionadas à situação do índio no Brasil. Leia jornais, assista à televisão e se posicione sobre elas.

 

Você terá que redigir um texto dissertativo (vai apresentar seu ponto de vista sobre o assunto) e só deverá colocar título se a banca pedir.  Não vai ser preciso assinar “ficticiamente” (pseudônimo ou iniciais), pois não vai redigir carta ou outro gênero em que a assinatura é obrigatória.

 

Um abraço, e até a próxima.