ABERTAS AS MATRÍCULAS PARA 2019

Estão abertas as matrículas para os cursos de redação, leitura e gramática a serem oferecidos a partir de fevereiro de 2019. Funcionaremos inicialmente com duas modalidades de curso.

EXTENSIVO PARA O VESTIBULAR

Este curso se destina aos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares. Tendo como base as competências exigidas pelo Enem, procura sobretudo levar o aluno a ler e escrever. Por meio de teoria e muita prática, o estudante é orientado a construir uma argumentação eficiente, reconhecer os gêneros textuais e distinguir os níveis de linguagem – entre outras habilidades fundamentais para produzir um bom texto dissertativo-argumentativo.

A abordagem da norma culta (objeto da Competência 1 do Enem) se faz em estreito vínculo com a produção textual. Desde o primeiro dia de aula os alunos recebem temas de redação, que serão desenvolvidos e entregues semanalmente durante todo o ano. Acompanham a avaliação exercícios de refeitura – uma das marcas do método de Chico Viana.

O que temos para lhe oferecer:

- Um tema de redação por semana;
- Correção dos textos feita pelo próprio professor, com base nas Competências do ENEM;
- Exercícios de refeitura a partir dos problemas verificados nas redações, para que o aluno se conscientize do que errou e aprenda a corrigir os erros;
- Leitura de pelo menos um livro por mês, devidamente orientada por ficha bibliográfica.

CURSO DE PORTUGUÊS

O “Curso de Português” destina-se aos que querem fazer reciclagem da língua portuguesa (ortografia, concordância, regência, colocação, sintaxe dos modos e tempos verbais etc.) para melhorar seus conhecimentos da norma culta e/ou fazer concurso público. Nele também se inclui o treinamento redacional com base em temas apresentados pelas diversas bancas elaboradoras (FCC, FGV, Cespe, Cesgranrio e outras).

À abordagem gramatical associa-se o suporte de Linguística atualmente exigido nas provas de concursos e imprescindível para se dominar tópicos como coerência, coesão, informatividade. (veja algumas questões comentadas pelo professor em http://www.chicoviana.com/concursos.php).

Mais informações pelos telefones 3247-3490 / 3244-3554 / Whatsapp: 9 9835-1078.

SOBRE CHICO VIANA

Chico Viana é mestre e doutor em Teoria Literária pela UFRJ, com tese sobre o paraibano Augusto dos Anjos. Lecionou por mais de duas décadas na graduação e na pós-graduação da UFPB, onde também orientou diversas teses, dissertações e monografias de iniciação científica (Veja O Currículo Lattes do professor em http://lattes.cnpq.br/3508951368917463).

Foi durante 10 anos pesquisador-bolsista do CNPq, desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de literatura medieval e leitura psicanalítica do texto literário.

Fez parte durante seis anos da Coperve (UFPB), como elaborador de provas de vestibulares e concursos nas disciplinas Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.

Assinou durante 12 anos no “Jornal da Paraíba” a coluna “Falou e Disse”, em que discutia problemas ligados ao uso do português e esclarecia dúvidas dos leitores (http://www.jornaldaparaiba.com.br/coluna/falouedisse).

Atuou como colaborador na revista “Língua Portuguesa”, da Editora Segmento, para a qual escreveu matérias de capa e textos em Especiais sobre redação e língua portuguesa. Assinou no site da revista o blog “Na ponta do lápis” (www.revistalinguaportuguesa.com.br), no qual dava dicas sobre redação.

Publicou, além de “O evangelho da podridão; culpa e melancolia em Augusto dos Anjos” (tese de Doutorado), diversos ensaios acadêmicos e quatro livros de crônicas.

Mantém seis blogs sobre temas diversos, a maioria ligada ao ensino e à prática da língua portuguesa (veja os endereços na parte superior deste site).

Criou em 2004 o Curso Chico Viana, onde ministra aulas de redação, literatura brasileira e língua portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>