TEMA DE REDAÇÃO          

            Leia:

                                                                  I

             Uma pesquisa realizada pelo Ipea quis saber as opiniões do brasileiro quanto à violência contra a mulher. O mais chocante – 65% dos brasileiros concordam com a ideia de que mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Não basta que o comportamento feminino seja alvo de restrições maiores que o masculino: é tolerável que os desvios de conduta sejam punidos.

                                                                II

         Reconhecida pelas Nações Unidas como uma das melhores legislações no enfrentamento à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, ainda não fez, de acordo com especialistas, com que uma parcela da sociedade passe a ver as mulheres como cidadãs. Ao comentar os estudos do Ipea, Samira Bueno, socióloga e diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é taxativa: “mulher é vista como propriedade. Homem pode fazer o que quiser do corpo feminino”.

                                                               III

      VEJA Recentemente a senhora foi criticada por declarar que as mulheres deveriam pensar melhor no que vestem para não ficar tão vulneráveis. O que quis dizer?

      CAMILLE PAGLIA Eu apoio totalmente as mulheres que se vestem de maneira sexy. Mas quem faz isso tem de compreender que sinais está enviando. As mulheres americanas de alta classe usam roupas sexy, mas seu corpo está morto, sua mente está morta. (Entrevista nas Páginas Amarelas de Veja)

                                                           ****

    A partir dos fragmentos acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Violência contra a mulher — aspectos políticos e comportamentais”. Avalie os efeitos até agora obtidos no Brasil com a Lei da Maria da Penha e discuta opiniões como a da escritora Camille Paglia, que critica os avanços feministas e defende que as mulheres devem se dedicar sobretudo à casa e aos filhos. Escreva entre 25 e 30 linhas. Dê um título à sua redação.